A Reach Pesquisa de Mercado
realizou um estudo qualitativo, por meio das informações obtidas por 12
entrevistas em profundidade com os responsáveis por salas de leitura em
diversos estados brasileiros, em abril e maio de 2013.
Leia abaixo alguns dos depoimentos coletados pelo estudo.
“Aqui perto não
tem biblioteca, não tem nada..só lan house. Então, é um benefício um patrimônio
realmente cultural para a comunidade de Canabrava, que não tinha acesso a
livros, a informações, um enfoque muito grande para aprendizado deles” (Escola
comunitária Canabrava, Salvador, BA – Jacqueline Moura Santana de Lima,
coordenadora pedagógica)
“Antes do
Instituto Oldemburg fazer a sala de leitura era tudo muito restrito. Tínhamos
mais era material pedagógico. E, desde a inauguração do Instituto a prefeitura
local com projeto do governo federal também passou a enviar livros...” (Colégio
Anglicano de Araras, Araras, RJ, Úrsula Gastartadili, pedagoga)
“A sala tem um
publico e ela também tem os apoiadores, a comunidade apóia, depois dessas 1.000
obras doadas pelo Instituto, todo o acervo é doação da comunidade, eu recebo
doação não só para alimentar a Sala de Leitura, como eu recebo doação que eu
passo adiante, no caso eu passo para a Escola da Penitenciaria”. (Hospital
Universitário da UFSC, Florianópolis, SC, Eva Maria Seitz, bibliotecária)
“Acho que o mais
positivo é ver os pais dos alunos buscarem conhecimento e mostrar para os
filhos a importância de ler – colocando o livro na vida deles” (Escola Thomas
Edson Tavares, Vitória, ES, profa. Denise Alves da Silva)
“A sala é um
espaço vivo de troca ... desperta o interesse pela leitura, pelo cuidado com os
livros, mexe com a fantasia, com o imaginário”. (Escola Zulmira Torres,
Salvador, BA, Rosana Porto, diretora)
“Não tínhamos
livros suficientes para todos. Agora tem vários, eles podem escolher a história
que querem ouvir. Hoje a gente dá várias opções”. (Escola Comunitária São
Miguel, salvador, BA, profa. Edna de Lima Sacramento)
“A nossa escola
ganhou com o projeto: confiabilidade, mais alunos, é uma escola que tem mais
procura do que vagas, é uma escola de destaque. O conceito da escola na cidade
tem repercussão. A biblioteca é referência”. (Colégio Estadual São Cristovão,
Conceição Maria Ferreira, diretora)
“O principal é
sair dessa realidade delas, acho que é isso que elas buscam na sala, buscam a
leitura para ver se conseguem desfocar dessa realidade de hospital, de
doenças...é complicado. A sala de leitura é uma proposta maravilhosa”. (Núcleo
de Apoio a Criança com Câncer, Recife, PE, Hélio Monteiro, chefe do NACC).
“O espaço é
utilizado de forma harmônica, não só como leitura, mas também, são
desenvolvidas atividades culturais...tudo ligado a literatura, produção de
texto, só evoluiu, só fez acrescentar a vinda da sala de leitura aqui...em 2010
a escola se inscreveu em um concursos e
ganhou um selo de qualidade de desenvolvimento através da língua
portuguesa - um projeto desenvolvido na sala de leitura. Depois da sala o
trabalho do jornal ficou mais especifico, mais encorpado. Contribuiu também com
a produção da oficina de poesias”. (Centro de Atendimento Intensivo, unidade do
Degase/RJ, Belford Roxo, RJ, Alexandre Aragão do Nascimento, coordenador de
atividades)
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